Seguidores

domingo, 18 de outubro de 2015

Fazenda Suíça em Alerta


Estamos passando por um momento crítico com a diminuição da vasão da nascente para distribuição na Fazenda Suíça.

O Principal fator dessa deficiência é a questão climática, a longa estiagem, que provoca essa seca afetando vários pontos do Brasil, somados ao desmatamento e queimadas, seja ela natural ou provocada pelo homem.
Assumimos a AMAFS em junho de 2015, dia 05 de agosto de 2015, iniciamos ações visando a recuperação ambiental da área da nascente, respondendo as exigências da 1ª Promotoria do Meio Ambiente, na nossa 1ª reunião com a promotora, presenciamos a repercussão positiva, de tal forma, que decidiram arquivar o processo do Inquérito Civil, em que todos os moradores estavam envolvidos e citados individualmente, com risco de pagarmos altas multas.
Atualmente, por conta dessa seca, a quantidade de água que desce para ser distribuída é muito baixa, e não tem pressão suficiente para abastecer as 5 linhas de uma só vez. Fato provocado pela diminuição da vasão da nascente.
Para compensar essa falta de pressão estamos manobrando e monitorando periodicamente a distribuição; alternando diariamente o fechamento de luma linha para abertura de outra.
Solicito que façam uma avalição no sistema interno das suas residências, rachaduras de cisternas; cano quebrado, com furos são os principais focos de desperdício, provocam o aumento do consumo e inutilizando a água, impedindo que a água chegue na casa do próximo vizinho.
Estamos vivenciando uma nova dinâmica da natureza, com fortes impactos ambientais, temos que ser conscientes e agir para compensar esse desequilíbrio.
Hoje temos uma população maior de moradores; residentes na Fazenda Suíça, e consequente o aumento de consumo; fatores que devemos considerar para um controle maior.
Os proprietários mais antigos, veranistas em sua maioria, se assustam muito com essas transformações climáticas, pelo contraste que a natureza vem imprimindo entre as épocas.
Ontem iniciei uma conversa com alguns moradores com o objetivo de reflorestar as áreas desmatadas para construções, iniciaremos em breve o replantio de arvores nessas áreas, propriedades particulares que dependemos da autorização dos proprietário.
A imprensa tem noticiado constantemente os efeitos desse desequilíbrio constatando perdas irreparáveis. A Fazenda Suíça contabiliza uma pequena parcela desse efeito; com a seca dos 2 lagos na subida e a seca da nascente que abastece as primeiras casa após o portal FS..
Vamos Superar!!
Além da valorização e da conscientização da comunidade precisamos de muita união.
Já iniciamos a corrida contra o tempo, o mundo todo está se transformando, a água está acabando, mas vamos reverter!
Vamos aderir e fortalecer o espírito de parceria e solidariedade dessa comunidade próspera!
Contamos com o apoio de todos!
"Juntos somos Fortes"

Paulo Figueiredo
Presidente da AMAFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário